O caju tem seu nome originado da palavra indígena aca-yu que significa ano, já que os índios contavam sua idade a cada safra. Na verdade o caju não é um fruto é um pseudofruto (fruto falso), o que é realmente um fruto é a sua castanha que hoje é comercializada em todo o planeta.
A castanha de caju é um poderoso aliado no controle do colesterol já que reduz os níveis de LDL (mal colesterol) e aumenta os níveis de HDL (o bom colesterol), além disso as castanhas são ricas em carboidratos e proteinas, possui ferro, cálcio, fósforo, sódio e aminoácidos e possui bastante gordura monossaturada.
Seus nutrientes diminuem a pressão sanguínea, possui substancias anticancerigenas, é ótimo para o controle do colesterol.
Ou seja, apesar de seu alto valor calórico, a castanha de caju pode ser consumida em pequenas porções diárias, o que traria todos os benefícios citados acima a nossa vida.
Existem diversos tipos de castanha de caju no mercado variando de mais ou menos 20 reais até 74 reais o quilo, na verdade o chamado tipo de castanha é simplesmente uma classificação que ela recebe, os tipos W4, W3, W2 e W1 tem exatamente os mesmos nutrientes, mas é notável a diferença no sabor e na estética da castanha do tipo W1, mas relativamente o melhor é achar a alternativa que melhor se encaixa ao seu bolso, o importante é consumir regularmente a castanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário